Criança faz arte? Que arte faz a criança?

SOBRE O CURSO

Estamos ofertando formação na modalidade não presencial para os estudantes do curso de Formação de Docentes da Rede Estadual de todo o estado do Paraná.

Nesse período de isolamento social organizamos o curso Criança faz arte? Que arte faz a criança? na modalidade não presencial considerando a importância de estudos, reflexões e aprimoramento dos fundamentos teóricos, práticos e metodológicos que permeiam as práticas em sala de aula.

Nossa equipe de professores preparou um curso que discute as relações entre infância, o brincar e o ensino da Arte, com ênfase no trabalho pedagógico para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Assim, estamos ofertando curso nesta área, neste período, preferencialmente, aos estudantes do 4º e 3º anos do curso de Formação de Docentes e gradativamente serão disponibilizadas para os demais anos. 

De modo abrangente, o curso propõe a reflexão crítica sobre a relação entre a arte e a educação infantil, buscando nas visualidades um meio de enxergar além do sentido da visão, nas sonoridades a exploração e descobertas dos sons que são próprios do universo das estudantes, ou seja, os sons do cotidiano e da cultura popular, e nas corporalidades buscamos ver um corpo que se expressa e dialoga com todas as suas potencialidades. Produzindo assim, por meio de uma aprendizagem dinâmica a apreciação crítica, experiência estética e processos de construção que conduzam o pensar e o elaborar um ensino e a aprendizagem da arte na educação infantil.

O curso de curta duração ocorrerá em 5 semanas, com a carga horária de 20 horas. A plataforma de aprendizagem utilizada é o Google Classroom (Google Sala de Aula). Emitimos declaração que poderá ser utilizada como atividade complementar da parte teórica da disciplina de Prática de Formação.

* Curso Acessível em Libras*.

INSCRIÇÕES

Período de inscrições:  20 agosto a 03 setembro 2021
Realização: 13 de setembro a 15 de outubro 2021
Carga horária: 20 horas
Duração: 5 semanas
Público-alvo: estudantes das 3ª e 4ª series do curso Formação de Docentes
Vagas limitadas!

A realização da inscrição só poderá ser feita pela coordenação do curso, que primeiro deverá organizar uma listagem com os dados dos estudantes que deverão ser inscritos e em seguida efetivar a inscrição pelo link. Importante ressaltar que não há possibilidade de realização de inscrições pelo próprio aluno.

Inscrição exclusivamente pelo linkhttps://bit.ly/3y1IakK

Estamos à disposição para dúvidas pelo email:  inscrevermeguidoviaro@gmail.com

Obs¹. Por se tratar de um curso à distância não tem  horário específico para sua realização, somente respeito com as datas de abertura e fechamento dos módulos. Assim, cabe aos estudantes escolherem o melhor horário e dia para a realização das atividades dentro do prazo estabelecido. Portanto, os vídeos e áudios utilizados ficarão postados na plataforma.
Obs². Coordenador (a), para concluir a inscrição faça o download da ficha, preencha a listagem com o nome completo de seus estudantes, RG e e-mail @escola e insira no link acima, anexando o arquivo e clique em enviar.
Obs³: O coordenador pode indicar o nome, email e telefone do professor do professor de Prática para se responsabilizar pela turma e para que façamos contato direto, lembrando que NÃO irá realizar o curso, mas acompanhar seus estudantes nas atividades propostas.


Centro de Artes Guido Viaro

O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro oferece gratuitamente cursos de formação continuada nas linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro. Contemplando também Educação Inclusiva, Literatura e Arte Circense. Nossos cursos são direcionados aos professores de todas as disciplinas da educação básica, estudantes das licenciaturas e curso de Formação de Docentes. Também ofertamos cursos livres para a comunidade em geral de Desenho e Pintura, Mosaico, Cerâmica e Vidro, Teatro, Circo, Danças Circulares, Dança, Musicalização e Literatura.

Skip to content