COMUNICADO
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou a Resolução nº 891/2020 que estabeleceu as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus – COVID19 e suspendeu o expediente nas instituições de ensino e, por consequência, as atividades do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro e os eventos presenciais de Formação Continuada.
Desta forma, nas últimas semanas, sob a orientação e autorização da Coordenação de Formação Continuada e Logística foram realizadas adequações nas propostas para que os cursistas possam receber a partir do próximo ano a certificação via SICAPE da carga horária realizada até o momento que passou a vigorar o Decreto Estadual.
Conforme listagem abaixo, indicamos o número do evento, o título do curso, dia da semana e a carga horária atribuída conforme o número de etapas realizadas em 2020.
EVENTO |
CURSO |
DIA SEMANA |
TURNO |
CARGA HORÁRIA DE CERTIFICAÇÃO |
83255 |
Processos de criação da linguagem teatral |
2ª feira |
Tarde |
12 horas |
83252 |
Contação de Histórias na Escola de Educação Básica |
2ª feira |
Noite |
12 horas |
83260 |
Narrativas & poéticas da cultura africana |
2ª feira |
Noite |
12 horas |
83253 |
Batuque na Escola: Ritmos Populares Afro-brasileiros |
3ª feira |
Noite |
8 horas |
83261 |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
3ª feira |
Noite |
12 horas |
83262 |
Pedagogia do circo |
4ª feira |
Noite |
8 horas |
83256 |
Corpos pensantes: a consciência corporal educador/educando |
4ª feira |
Noite |
8 horas |
83249 |
Jogos sonoros e rítmicos |
5ª feira |
Noite |
8 horas |
83250 |
Fotografia mundial e brasileira |
5ª feira |
Noite |
8 horas |
83254 |
Artes visuais e educação inclusiva: construindo materiais acessíveis |
6ª feira |
Tarde |
8 horas |
83251 A e B |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
2ª feira |
Manhã |
8 horas |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
6ª feira |
Manhã |
||
83263 |
Mosaico na escola em múltiplas abordagens |
6ª feira |
Tarde |
8 horas |
**Não são ofertadas certificações parciais. Nossa ação foi uma adequação de proposta possibilitada devido ao período pandêmico. E também não existe possibilidade de reposição para completar as etapas.
Abaixo, deixamos registrado os cursos presenciais que estávamos ofertando antes da pandemia do Covid-19 no ano de 2020.
CURSOS PRESENCIAIS GRATUITOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES, PEDAGOGOS, DIRETORES E AGENTES EDUCACIONAIS
Os cursos direcionados a todos os profissionais da Educação da Rede Pública de Ensino visam trazer fundamentos teóricos, práticos e metodológicos da Arte e seu ensino, a serem aplicados na Educação Básica.
Compreendendo a importância do permanente processo de formação a partir de estudos, reflexões e aprimoramento dos fundamentos teóricos, práticos e metodológicos, nossa instituição oferta cursos que possibilitam o debate das práticas pedagógicas realizadas em sala de aula.
Nossos cursos de formação continuada são direcionados aos professores de todas as disciplinas da Educação Básica que tem interesse em discutir a partir das metodologias da Arte os conteúdos de sua disciplina.
Os certificados são emitidos pela Secretaria de Estado da Educação, inseridos automaticamente na ficha funcional dos profissionais da rede pública estadual e contam como pontuação para progressão.
Carga horária pode variar entre 8 horas e 20 horas.
Entre em contato conosco:
Para se inscrever envie o título do curso escolhido, seu nome completo, RG, CPF, número de telefone celular.
Fone: (41) 3267-3597
WhatsApp: (41) 3267-3597 (conta comercial)
Horário: 8h às 12h – 13h às 17h30 – 18h30 às 22h30
E-mail: inscrevermeguidoviaro@gmail.com
Professor e professora, preencha abaixo e receba nossa programação.
bit.ly/queroaprogramacaoguidoviaro
Conheça os nossos cursos da 1ª oferta, horários e ementas.
Mosaico na escola em múltiplas abordagens
Profª Mary Dacól
2ª Feira – Manhã 02/03 a 30/03
3ª Feira – Noite 03/03 a 31/03
6ª Feira – Manhã 06/03 a 03/04
6ª Feira – Tarde 06/03 a 03/04
Estudo do mosaico com abordagens da arte, história e técnica. Metodologia TRENCADIS do artista Antoni Gaudí. Referências de artistas modernos e contemporâneos com especificidades da arte musiva. Produção de mosaicos individuais e coletivos. Utilização de diferentes suportes e ferramentas. Proposição do mosaico na escola com utilização de materiais alternativos, sustentáveis e de fácil aquisição.
Mitologia dos Orixás
Professora Maria Ravazzani
2ªFeira – Noite 02/03 a 30/03
Estudo das narrativas dos orixás na mitologia Iorubá e sua presença na produção artística contemporânea. Instrumentalização para o desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem a cultura africana e afro-brasileira de acordo com a Lei nº 10.639/03.
Fotografia Mundial e Brasileira
Professor Murilo Lazarin
5ªFeira – Noite 05/03 a 02/04
Estudos teóricos e práticos dos elementos da linguagem fotográfica, da história da fotografia mundial e brasileira.
Pedagogia do Circo
Professor Nilo Netto
4ªFeira – Noite 04/03 a 01/04
Arte circense enquanto possibilidade expressiva das artes do corpo. Elementos do circo enquanto objetos de pesquisa pedagógica na relação com as diferentes juventudes que compõem o universo escolar. Malabarismos, expressividade, equilibrismo, improvisação, acrobacias de solo e comicidade.
Processos de criação da linguagem teatral
Professor Felipe Quadra
2ªFeira – Tarde 02/03 a 30/03
Os elementos da linguagem teatral, a criação do aluno/ator e as possibilidades metodológicas a partir do teatro. As relações do teatro com outros campos do saber. A consciência do corpo, a percepção do espaço, o imaginário, e a capacidade de simbolizar como prática pedagógica.
Contação de Histórias na Escola da Educação Básica
Professora Adriane Zeni
2ª Feira – Noite 02/03 a 30/03
O despertar do contador de histórias; subsídios teóricos e práticos para narração oral em escolas de Educação Infantil ao Ensino Médio; estudo de narrativas orais; desenvolvimento de habilidades de oratória e de uso da voz e do corpo: escolha do repertório, memorização das histórias e técnicas de contação.
Corpos Pensantes: A consciência corporal Educador/Educando
Professora Daniella Nery
4ªFeira – Noite 04/03 a 01/04
Vivenciar práticas corporais que colaborem aos participantes a ampliação de sua consciência corporal reverberando em sua atuação e propostas com os estudantes em sala de aula.
Artes Visuais e Educação Inclusiva: Construindo materiais acessíveis
Professora Diele Santo
6ªFeira – Tarde 06/03 a 03/04
O curso tem como público alvo professores de escola pública que tem em sala de aula alunos com deficiência visual. O objetivo é refletir o ensino das Artes Visuais além do sentido da visão, aproximando-os de possibilidades metodológicas inclusivas e multissensoriais, por meio de questões teórico-práticas e vivências com os estudantes com deficiência que frequentam os cursos livres no Centro de Artes Guido Viaro.
Batuque na Escola: Ritmos Populares Afro-brasileiros
Professor Nelson Sebastião
3ªFeira – Noite 03/03 a 31/03
Mistura de diferentes etnias e culturas no Brasil. Reflexão sobre o processo de formação do povo brasileiro. Panorama das manifestações de cultura popular afrobrasileiras. Ritmos e instrumentos de percussão. Prática e pesquisa instrumental de dança e canto. Contexto sócio-histórico e estudo das manifestações de cultura popular afrobrasileiras. Ritmos e instrumentos de percussão. Prática e pesquisa instrumental de dança e canto. Contexto sócio-histórico e estudo das principais características formativas destas manifestações. Aproximação das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08
Jogos Sonoros e Rítmicos
Professora Roberta Wisnievski
5ªFeira – Noite 05/03 a 02/04
Elementos formais da linguagem musical: altura, timbre, intensidade, duração, densidade. Conceitos dos elementos de composição musical: ritmo, melodia, harmonia, pulso, pausas, compassos. Práticas com jogos e brincadeiras musicais.