Arte e suas manifestações: a construção de um panorama da arte brasileira

 

Os professores do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro têm, semanalmente, o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) e, dentro desse espaço de encontros, realizam Grupos de Estudos nas áreas artísticas.

Essa modalidade de formação continuada é uma política pública que foi ampliada e sistematizada pela instituição de ensino, de modo que o docente sinta-se valorizado e incentivado a expandir seus referenciais e estudar coletivamente, visando aprimorar seus conhecimentos e, por consequência, sua prática pedagógica.

A instituição, como um centro de referência em formação continuada no Estado do Paraná, realiza, anualmente, uma série de cursos com carga horária que varia de 12 a 24 horas e apresenta, aos cursistas, uma abordagem metodológica teórico-prática, voltada ao ensino regular da Educação Básica.

Deste modo, toda a equipe está motivada em atender as necessidades do público que recebe, estruturando cursos que oportunizam a participação de docentes atuantes em Arte, com interesse em discutir e refletir sobre uma educação de maior qualidade, bem como explorar novas possibilidades de ensinar Arte em sala de aula.  A cada curso, são ampliados os conteúdos, ora específicos em alguma linguagem artística, ora voltados a preencher as lacunas dos documentos oficiais, ou mesmo a carência na formação acadêmica.

Dentre os vários cursos já realizados, apresentamos o curso Arte Brasileira, como um mergulho no universo artístico do Brasil. Desta forma, e após a realização de meses de estudos, foram definidos coletivamente abordagens diferenciadas para as artes visuais, dança, literatura, música, teatro, e arte e tecnologia. Estamos, com isso, aprofundando os conhecimentos por meio das regiões brasileiras. E, a cada região estudada, surge a compreensão das manifestações artísticas tratadas, pautadas em referenciais teóricos específicos.

Deixamos claro que, o presente curso está em constante construção e reestruturação, pois a arte e a cultura brasileira se apresentam de diferentes formas, em permanente mudança e com muitas variações, influências, contrastes e contradições.

E é com o intuito de socializar as informações e experiências adquiridas, que disponibilizamos o blog de mesmo nome, oferecendo um ambiente colaborativo, durante e, principalmente, após o curso.

Nele, a interação acontece por meio de fóruns de discussão, revelando-se um instrumento de apoio à prática docente. Além disso, estão postados materiais diversos que irão subsidiar os participantes em relação aos conteúdos abordados, tais como: artigos, sites, revistas eletrônicas, vídeos, análises e sugestões de filmes, arquivos de imagens, artistas, autores, produções artísticas, entre outras informações, organizando, dessa forma, um grande panorama da Arte no Brasil.

 

 

Voltar