CURSOS PRESENCIAIS GRATUITOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES, PEDAGOGOS, DIRETORES E AGENTES EDUCACIONAIS

Os cursos direcionados a todos os profissionais da Educação da Rede Pública de Ensino visam trazer fundamentos teóricos, práticos e metodológicos da Arte e seu ensino, a serem aplicados na Educação Básica.

Compreendendo a importância do permanente processo de formação a partir de estudos, reflexões e aprimoramento dos fundamentos teóricos, práticos e metodológicos, nossa instituição oferta cursos que possibilitam o debate das práticas pedagógicas realizadas em sala de aula.

Nossos cursos de formação continuada são direcionados aos professores de todas as disciplinas da Educação Básica que tem interesse em discutir a partir das metodologias da Arte os conteúdos de sua disciplina.

Os certificados são emitidos pela Secretaria de Estado da Educação, inseridos automaticamente na ficha funcional dos profissionais da rede pública estadual e contam como pontuação para progressão.

Carga horária pode variar entre 8 horas e 20 horas.

 

Entre em contato conosco:

Para se inscrever envie o título do curso escolhido, seu nome completo, RG, CPF, número de telefone celular.

Fone: (41) 3267-3597 

WhatsApp: (41) 3267-3597 (conta comercial)

Horário: 8h às 12h – 13h às 17h30 – 18h30 às 22h30

E-mail: inscrevermeguidoviaro@gmail.com

 

Professor e professora, preencha abaixo e receba nossa programação.

bit.ly/queroaprogramacaoguidoviaro

 

Conheça os nossos cursos da 1ª oferta, horários e ementas.

Mosaico na escola em múltiplas abordagens

Profª Mary Dacól

2ª Feira – Manhã            02/03 a 30/03

3ª Feira – Noite               03/03 a 31/03

6ª Feira – Manhã           06/03 a 03/04

6ª Feira – Tarde             06/03 a 03/04

Estudo do mosaico com abordagens da arte, história e técnica. Metodologia TRENCADIS do artista Antoni Gaudí. Referências de artistas modernos e contemporâneos com especificidades da arte musiva. Produção de mosaicos individuais e coletivos. Utilização de diferentes suportes e ferramentas. Proposição do mosaico na escola com utilização de materiais alternativos, sustentáveis e de fácil aquisição.

 

Mitologia dos Orixás

Professora Maria Ravazzani

2ªFeira – Noite             02/03 a 30/03

Estudo das narrativas dos orixás na mitologia Iorubá e sua presença na produção artística contemporânea. Instrumentalização para o desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem a cultura africana e afro-brasileira de acordo com a Lei nº 10.639/03.

 

Fotografia Mundial e Brasileira

Professor Murilo Lazarin

5ªFeira – Noite              05/03 a 02/04

Estudos teóricos e práticos dos elementos da linguagem fotográfica, da história da fotografia mundial e brasileira.

 

Pedagogia do Circo

Professor Nilo Netto

4ªFeira – Noite                  04/03 a 01/04

Arte circense enquanto possibilidade expressiva das artes do corpo. Elementos do circo enquanto objetos de pesquisa pedagógica na relação com as diferentes juventudes que compõem o universo escolar. Malabarismos, expressividade, equilibrismo, improvisação, acrobacias de solo e comicidade.

 

Processos de criação da linguagem teatral

Professor Felipe Quadra

2ªFeira – Tarde              02/03 a 30/03

Os elementos da linguagem teatral, a criação do aluno/ator e as possibilidades metodológicas a partir do teatro. As relações do teatro com outros campos do saber. A consciência do corpo, a percepção do espaço, o imaginário, e a capacidade de simbolizar como prática pedagógica.

 

Contação de Histórias na Escola da Educação Básica

Professora Adriane Zeni

2ª Feira – Noite              02/03 a 30/03

O despertar do contador de histórias; subsídios teóricos e práticos para narração oral em escolas de Educação Infantil ao Ensino Médio;  estudo de narrativas orais;  desenvolvimento de habilidades de oratória e de uso da voz e do corpo: escolha do repertório, memorização das histórias e técnicas de contação.

 

Corpos Pensantes: A consciência corporal Educador/Educando

Professora Daniella Nery

4ªFeira – Noite              04/03 a 01/04

Vivenciar práticas corporais que colaborem aos participantes a ampliação de sua consciência corporal reverberando em sua atuação e propostas com os estudantes em sala de aula.

 

Artes Visuais e Educação Inclusiva: Construindo materiais acessíveis

Professora Diele Santo

6ªFeira – Tarde              06/03 a 03/04

O curso tem como público alvo professores de escola pública que tem em sala de aula alunos com deficiência visual. O objetivo é refletir o ensino das Artes Visuais além do sentido da visão, aproximando-os de possibilidades metodológicas inclusivas e multissensoriais, por meio de questões teórico-práticas e vivências com os estudantes com deficiência que frequentam os cursos livres no Centro de Artes Guido Viaro.

 

Batuque na Escola: Ritmos Populares Afro-brasileiros

Professor Nelson Sebastião

3ªFeira – Noite              03/03 a 31/03

Mistura de diferentes etnias e culturas no Brasil. Reflexão sobre o processo de formação do povo brasileiro. Panorama das manifestações de cultura popular afrobrasileiras. Ritmos e instrumentos de percussão. Prática e pesquisa instrumental de dança e canto. Contexto sócio-histórico e estudo das manifestações de cultura popular afrobrasileiras. Ritmos e instrumentos de percussão. Prática e pesquisa instrumental de dança e canto. Contexto sócio-histórico e estudo das principais características formativas destas manifestações. Aproximação das Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08

 

 Jogos Sonoros e Rítmicos

Professora Roberta Wisnievski

5ªFeira – Noite              05/03 a 02/04

Elementos formais da linguagem musical: altura, timbre, intensidade, duração, densidade. Conceitos dos elementos de composição musical: ritmo, melodia, harmonia, pulso, pausas, compassos. Práticas com jogos e brincadeiras musicais.