Arte Postal

 

I Convocatória de ARTE POSTAL do CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO EM ARTES GUIDO VIARO

Envie-nos seu postal em homenagem aos 130 anos do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro (1886-2016).

Comemore conosco!

TEMA: 130 ANOS CECAGV
TÉCNICA: LIVRE
DIMENSÃO: (postal – 10x15cm, sem envelope)
Data limite do envio: 22 de setembro de 2016
Enviar para: Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia – Curitiba – Paraná
CEP: 82800-230
Abertura da exposição: 22 de setembro de 2016, às 20hs. Permanece aberta por até 30 dias.
Os trabalhos serão expostos novamente na instituição de 5 a 9 de dezembro de 2016.

Os trabalhos recebidos passarão a fazer parte do Acervo do CECAGV– Curitiba – Paraná- Brasil .

Criaremos uma galeria de arte postal em:
http://www.facebook.com/guido.viaro.7
Quer saber mais sobre a instituição acesse:
http://centrodeartesguidoviaro.com.br

IMPORTANTE: Ao fazer o envio da arte postal, o participante está ciente de que a instituição terá plenos direitos sobre a imagem para reprodução, divulgação, exposição, etc., sempre referenciando e respeitando a autoria.
O CECAGV reserva-se no direito de não exibir as obras com caráter ofensivo.

Desenho do cartaz: William Sene

____________________________________________________________________________________________________

Você sabe o que é Arte Postal?

– Atribui-se o seu início a Ray Johnson (1927-95), artista da colagem e tido como pai da arte postal. Nos anos 50 ele começou a enviar desenhos e trabalhos gráficos para artistas e celebridades, alguns com instruções para que os mesmos fossem continuados e devolvidos. (“Add and Pass” ou “Add, Alter and Return”). Hoje esta opção não é mais disponível pois os correios só permitem a utilização de um carimbo por postagem. (Há registros de que, muitos anos antes, Marcel Duchamp já enviava postais como suporte artístico para alguns amigos).
– A arte Postal representou confiar na força subversiva da arte e, ao mesmo tempo, romper com o mercantilismo ao compartilhar criações com o maior número possível de pessoas; Durante o período das ditaduras a Arte Postal cumpriu o papel de denúncia e, por este motivo, muitos dos seus expoentes foram perseguidos, presos e exilados.
– A Arte Postal (ou Mail Art) é um fenômeno que não conhece fronteiras ou qualquer outro tipo de imposição e incorpora em seu fluxo: cartões postais, cartas, arte envelopada, envelopes trabalhados, selos, carimbos, obras plásticas e literárias, informações artísticas e tudo mais o que a imaginação criar e o correio aceitar ou permitir.
– Atualmente as mostras ocorrem nos mais distintos países e existem museus dedicados à Arte Postal na Itália e Suécia.
– A arte postal transfere o foco do que é tradicionalmente chamado de “arte” para o conceito mais amplo de cultura. Essa mudança é o que faz da arte postal realmente contemporânea. substituiu o valor de exposição pelo de circulação.
– Um dos principais nomes da arte postal no Brasil é Paulo Bruscki.
– Este movimento se caracteriza fundamentalmente pela liberdade de expressão e pelo conceito de comunicação, não se destinando ao consumo (apesar de inúmeras discussões neste sentido). Não há seleção ou jurados. As convocatórias são divulgadas através das redes de artistas e o convocante se compromete a exibir os trabalhos e a fornecer documentação adequada. É estabelecida uma data para entrega dos trabalhos e alguns critérios tais como técnica, dimensões e temas.