top of page

Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro

SOBRE

Toda a nossa história

O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro tem sua origem no ano de 1886, com a aprovação de um projeto de criação e funcionamento de uma Escola de Desenho e Pintura, apresentado por Antonio Mariano de Lima. Sua primeira denominação foi “Escola de Artes Industriais do Paraná”.
Através do Decreto 548 de 08 de agosto de 1917, publicado em Diário Oficial no dia 14 do mesmo mês e ano, passou a denominar-se “Escola Profissional Feminina”, oferecendo, além de Desenho e Pintura, cursos de Corte e Costura, Flores, Bordado, Pintura em Tecido e Artes do Toucador, que no contexto cultural da época, faziam parte da formação da mulher.
Em 1933, seguiu-se a denominação “Escola Profissional Feminina República Argentina” como homenagem do Interventor Manoel Ribas ao Cônsul da Argentina, que estava em visita ao nosso Estado. Foram mestres desta escola: Alfredo Andersen, João Turin, Maria Amélia D’Assumpção, Inocência Falce, Guido Viaro e Zaco Paraná, dentre outros.
Na década de 70, pelo advento da Lei 5.692/71, através da Resolução 3.601, publicada no Diário Oficial de 30 de setembro de 1974, passou a denominar-se “Escola Estadual Profissional República Argentina” e, adaptando-se às transformações dos valores sócio-culturais, foi se moldando às novas necessidades da comunidade e o ensino profissionalizante passou a ser o ponto alto da reforma educacional. Nesta ocasião, os professores da Escola passaram a ministrar, também, aulas de Formação Especial aos alunos das Escolas Públicas centrais da cidade.
Em 03 de junho de 1992, por meio da Resolução 1.664/92, publicada no Diário Oficial de 24 de junho de 1.992, a escola mudou novamente seu nome. Foi reestruturada com a finalidade de resgatar as origens como “Escola de Arte”, e, na ocasião, como homenagem ao precursor da Arte-Educação no Estado e grande mestre da pintura – Guido Viaro, passou a denominar-se “Centro de Artes Guido Viaro”.
Com a Resolução 555/05, publicada no Diário Oficial de 26 de abril de 2005, passou a chamar-se “Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro”, o que demonstra o reconhecimento público da importância da Arte como parte indispensável na formação do indivíduo.
A partir de então, está situado à Rua Francisco Mota Machado, 490, bairro Capão da Imbuia. A escola ganhou sede própria, recebendo um imóvel totalmente reformado e adaptado aos cursos que mantêm.
Atualmente, oferece Cursos de Capacitação nas linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música, Circo e Teatro, adentrando na Literatura Infantojuvenil, Arte e Tecnologia e Cultura Corporal, todos voltados aos Professores da Rede Estadual de Ensino. Em paralelo, oferta Cursos de Arte-Educação para alunos do Curso de Formação de Docentes (Magistério), cursos livres para a comunidade e para estudantes da Rede Estadual no contra turno.

Areas de Atuação

Cursos de Professores

O Guido Oferece cursos de Formação continuada para professores da Rede estadual e Municipal nas diversas linguagens artisticas.

Cursos Livres

O Guido Oferece oficinas de cursos livres de diversas linguagens artísticas para adolescentes a partir dos 11 anos de idade e para Adultos. Todos os Cursos são gratuitos e possuem ofertas anuais.

Te Encontro

Todas as Sextas-feiras do Mês o Centro de Artes Recebe no auditório Beto Lima artistas e companhias de artes para espetáculos gratuitos abertos ao público em geral. Você é nosso Convidado. Os espetáculos possuem caráter didático e nosso auditório intimista possui uma aproximação valoroso entre público e artistas.

Preencha o formulário e matenha-se por dentro de tudo que acontece no Guido

bottom of page